sábado, 28 de abril de 2012

Corte o sal!



“CORTE O SAL!” Esta é uma das mais novas campanhas dos órgãos de saúde para o controle de várias patologias. O consumo exagerado de sal, faz parte da rotina dos brasileiros que, ao invés de consumirem apenas 1 colher de chá/dia, estão usando 1 colher de sopa/dia, aproximadamente o triplo do que é recomendado.
Este excesso traz muitos prejuízos à saúde, dentre eles: hipertensão arterial, doenças cardíacas, problemas renais e até estéticos, pois o sal esta associado a retenção de líquidos que influencia no aparecimento da celulite e no aumento de peso.
A dose indicada de sal tem sido extrapolada em várias situações: ao salgar de mais a comida; ao fazer uso do saleiro na mesa, adicionando mais sal no prato, além do que já foi usado durante o preparo; e com o consumo diário de industrializados, sejam eles embutidos, enlatados, conservas e até mesmo nos doces e refrigerantes. Pode parecer estranho, mas doces também podem conter sal ou sódio, já que ele é utilizado na indústria alimentícia como conservante.
Para nos livrarmos deste problema, algumas modificações simples na alimentação farão grande diferença. Siga as dicas:
- O primeiro passo é fazer uso de temperos naturais, como salsinha, cebolinha, alho, pois estes darão sabor aos alimentos e possibilitarão a redução da quantidade de sal e também o uso de caldos concentrados, como é o caso dos cubinhos com sabores de carnes ou galinha;
-  Retire o saleiro da mesa para inibir o acréscimo de sal ao prato pronto;
- Substitua alimentos industrializados, enlatados ou em conserva por naturais;
- Troque refrigerantes e bebidas gaseificadas por sucos naturais;
- Consuma com menor freqüência embutidos (mortadela, salame, lingüiça);
- Leia os rótulos dos produtos antes de comprá-los. Compre os que contiverem menor teor de sódio;
- Sopas instantâneas contêm grande quantidade de sódio, prefira preparar caldos e sopas caseiras;
- Elimine os temperos em pó das massas instantâneas. Faça um molho caseiro, além de mais saboroso, ficará muito mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário